segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Incontinência Urinária

Fonte: Internet.

A Incontinência Urinária (IU) é caracterizada pela falta de controle da bexiga e dos músculos do assoalho pélvico em segurar a urina.
Cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem de perda involuntária de urina e 80% são mulheres. Este problema se acentua em atletas, no pós-parto, na menopausa e na terceira idade. (ABAFI)

A musculatura do assoalho pélvico (MAP) não é reconhecida facilmente pelas mulheres e mais de 30% delas é incapaz de realizar uma contração eficaz desta musculatura (SELEME et al.,2011).

Para este mal há o tratamento conservador e o cirúrgico. Dentro do tratamento conservador há a fisioterapia uroginecológica, dentre as ferramentas mais utilizadas, há a cinesioterapia. Podemos citar a Ginástisca Hipopressiva Abdominal (GHA), como uma das técnicas mais utilizadas, ela envolve a região abdominal e pélvica com a finalidade de reduzir a pressão intra-abdominal e fortalecer a musculatura interna do abdome e reduzir a compressão dos discos intervertebrais na região lombar, trabalhando de forma reflexa os MAP e aumenta a consciência corporal (esta baixa consciência está associada diretamente às disfunções pélvicas).


Fonte: Internet.

Caufriez, 1997, descreveu a técnica, onde a manobra de aspiração diafragmática provoca a elevação dos órgãos pélvicos na direção do diafragma, induzindo uma contração reflexa do assoalho pélvico.
A GHA é descrita como: 
inspirar profundamente, soltar lentamente todo o ar e então trancar a respiração (apnéia por 10 segundos) enquanto os abdominais são contraídos com força, então a  musculatura do assoalho pélvico deve ser contraída com toda a força e sustentada, deve-se afastar as costelas e abrir os ombros (sem mexer os braços/ombros) durante a contração. (Caufriez, 1997).
São realizados uma sequência de exercícios e posturas.
Além dos benefícios para o assoalho pélvico, essa ginástica pode ser uma alternativa para quem busca um abdomen definido!

O Pilates também pode ser um ótimo aliado , já que há o aumento da consciência corporal e  o ganho de força e resistência do períneo.



Vale salientar que as causas primárias da IU devem ser investigadas e tratadas!
Procure um fisioterapeuta!


Fonte:
http://dicasdametacorpus.wordpress.com/
http://abafi.com.br/downloads/hipopressive-gymnastics.pdf
http://abafi.com.br/links/incontinencia-urinaria-feminina.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário