quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Respiração


A maioria das pessoas, em seu dia-a-dia, respiram de forma rápida e incompleta, fazendo com que as trocas gasosas não sejam tão eficientes. Com a respiração do Pilates (inspiração profunda pelo nariz e expiração forte pela boca) podemos diminuir a ansiedade e a dor muscular, já que só o fato de respirar corretamente nos proporciona um relaxamento (principalmente da região cervical, liberando as tensões desnecessárias).

 A respiração é muito enfatizada no método Pilates pois permite a oxigenação dos músculos e o controle dos movimentos, além de melhorar o rendimento na atividade física. Essa forma específica de respiração ajuda no trabalho do transverso do abdomen (tanto na inspiração quanto na expiração), o que facilita a estabilização da lombar durante os exercícios, para que essa estabilização aconteça, os músculos do abdomen não devem estar alongados, ou seja, não devemos fazer a expansão abdominal, apenas a torácica.


Fonte da imagem: internet.

O diafragma, principal músculo da respiração, encontra-se entre a cavidade torácica e abdominal, em forma de cúpula.
Observando a figura, durante a inspiração (figura do meio), o diafragma se contrai e desce enquanto as costelas abrem-se  fazendo força para fora e para cima, facilitando  a entrada do ar nos pulmões, pois há uma diminuição na pressão intratorácica.  
Com a expiração (última figura) a contração dos abdominais é facilitada, já que a caixa torácica se reduz para dentro e para baixo, enquanto o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão intratorácica, conduzindo o ar para fora dos pulmões.
Lembrem-se que a respiração deve ser lenta e contínua, tentando realizar inspirações e expirações de mesma duração.

Algumas patologias são beneficiadas com essa respiração, como alguns distúrbios do sono, asma e enfisema pulmonar.

Acessem:


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário